Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

NÚCLEO DE COMETA

    MAIS UM POUCO SOBRE ESTE NOTÁVEL HOMEM:  MONTEIRO LOBATO.


         " SER  NÚCLEO DE COMETA,NÃO CAUDA"

 ACONSELHAVA O JOVEM LOBATO, AINDA ESTUDANTE DE DIREITO, A SEU AMIGO RANGEL,EM CARTA DE 1904. E ISSO ELE SEMPRE FOI, MONTEIRO LOBATO PODE SER CONSIDERADO UMA DAS MAIORES, SE NÃO A MAIOR, PERSONALIDADE BRASILEIRA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. ESTUDIOSO, POLEMISTA,ARREBATADO,INVENTIVO, FOI UM HOMEM INQUIETO, QUE LANÇOU DE CORPO E ALMA A MÚLTIPLOS EMPREENDIMENTOS.
SEU DESEJO JUVENIL DE ESTUDAR BELAS ARTES TEVE DE CEDER À IMPOSIÇÃO DO AVÔ, QUE QUERIA O NETO BACHAREL EM DIREITO. O ADOLESCENTE LOBATO HAVIA PERDIDO PAI E MÃE NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO - TRAGÉDIA PESSOAL QUE HAVERIA DE REPETIR-SE MAIS TARDE COM A MORTE DE SEUS DOIS FILHOS HOMENS - E ESTAVA SOB TUTELA DE SEU AVÔ  VISCONDE. POR ISSO, FOI PRECISO CEDER E FORMAR - SE  ADVOGADO. A CARREIRA JURÍDICA NÃO O SEDUZIA, SOBRETUDO NO DIFÍCIL INÍCIO. POR CINCO ANOS ATUOU COMO PROMOTOR NUMA CIDADE PEQUENA E PASMACENTA DO INTERIOR PAULISTA, O QUE LHE INSPIROU  A ESCREVER OS CONTOS DE CIDADES MORTAS. VIERAM O CASAMENTO E OS FILHOS E, POUCO DEPOIS, COM A MORTE DE SEU AVÔ TORNOU - SE FAZENDEIRO.
COMO UM POLICARPIO QUARESMA, LOBATO TOMOU ESSA TAREFA A PEITO. É DO TEMPO DESSA EXPERIÊNCIA MALOGRADA ( A TERRA ESTAVA EXAURIDA ) SEU CONTATO COM O CABOCLO DESALENTADO, A QUEM DEU REPERCUSSÃO NACIONAL, SOB O NOME DE "JECA TATU", EM ARTIGOS QUE PUBLICOU EM JORNAIS. O GOSTO PELAS LETRAS E O DESENCANTO COM A FAZENDA LEVARAM O JOVEM ESCRITOR E SUA FAMÍLIA PARA SÃO PAULO E PARA OS LIVROS, SUA NOVA PAIXÃO." UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS", DIZIA, E PÔS ESSE PRINCÍPIO EM PRÁTICA. COMPROU A REVISTA DO BRASIL, ESCREVEU EM JORNAIS, ABRIU UMA EDITORA, PUBLICOU AUTORES NOVOS, TRADUZIU E EDITOU TUDO QUE LIA E JULGAVA INTERESSANTE, MODERNIZOU O ASPECTO ESTÉTICO DOS VOLUMES E CRIOU UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INÉDITO PARA OS LIVROS, A VENDA POR CONSIGNAÇÃO  EM TODOS OS CANTOS DO PAÍS.
UMA CONVERSA DE FIM DE TARDE EM SUA EDITORA ( LÁ ACONTECIA O QUE HOJE SE CHAMA HAPPY HOUR ), UM CASO CONTADO POR UM AMIGO SOBRE UM PEIXINHO QUE MORRE AFOGADO.,FOI O GERME QUE LOGO SE TRANSFORMARIA NO SEU PRIMEIRO LIVRO INFANTIL,"A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO ( 1921). ESTA HISTÓRIA, QUE ELE ARGUTAMENTE FAZ CIRCULAR NAS ESCOLAS, VAI -SE AMPLIANDO COM A CRIAÇÃO DE EPISÓDIOS, E CONSOLIDANDO SEU SUCESSO JUNTO AO SEU PÚBLICO LEITOR. LOBATO EMBARCA NESSA AVENTURA, E OS TÍTULOS SE SUCEDEM. AS PRIMEIRAS HISTÓRIAS GANHAM SUA VERSÃO DEFINITIVA COMO  REINAÇÕES DE NARIZINHO, EM 1931, E,  ATÉ MEADOS DOS ANOS 40, AS AVENTURAS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO SE MULTIPLICARAM E ADQUIREM O STATUS DE MARCO INAUGURADOR DE UMA NOVA LITERATURA PARA AS CRIANÇAS. SÃO TEXTOS QUE ATIÇAM A IMAGINAÇÃO, QUE INSTIGAM O LEITOR A PENSAR , A CRITICAR, A TIRAR CONCLUSÕES SOBRE O MUNDO À SUA VOLTA.
MAS NEM TUDO FOI GRATIFICANTE PARA LOBATO. A CAMPANHA PELO PETRÓLEO, A PRISÃO QUE DELA DECORREU, AS  SUCESSIVAS FALÊNCIAS DAS EDITORAS QUE ABRIU, A MORTE PREMATURA DOS FILHOS E AS DIFICULDADES FINANCEIRAS, A PRÓPRIA SAÚDE, CADA VEZ MAIS ABALADA, FORAM MUITOS OS DESGOSTOS QUE SACUDIRAM, MAS NÃO DERRUBARAM, ESTE PEQUENO GRANDE HOMEM.
EM CARTA DE 1943, CONFESSOU A SEU AMIGO GODOFREDO RANGEL: " A MIM ME SALVARAM AS CRIANÇAS". A RECÍPROCA TAMBÉM É VERDADEIRA, POIS FOI LOBATO QUEM SALVOU AS CRIANÇAS BRASILEIRAS DO MORALISMO E DA SUBMISSÃO QUE A LITERATURA INFANTIL ANTES DELE PREGAVA COMO VIRTUDES MÁXIMAS, ABRINDO CAMINHO PARA O QUE HOJE TEMOS NO BRASIL,UMA LITERATURA QUE SE COLOCA ENTRA AS MELHORES DO MUNDO.

FONTE: LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - VERA  Mª  TIEZMANN  SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário