Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE MONTEIRO LOBATO

Vamos então saber um pouco mais sobre esse grande autor brasileiro.

Você sabia...

• Aos 9 anos, ele resolveu trocar de nome. De José Renato Monteiro Lobato ele passou a se chamar José Bento Monteiro Lobato. Fez isso para usar uma bengala de seu pai que tinha as iniciais J.B.M.L. gravadas.

• Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal O Guarani.

• Além de escritor, Monteiro Lobato foi fazendeiro de café, desenhista, pintor, pesquisador de babaçu, adido comercial do Brasil nos Estados Unidos, industrial e editor.

• Sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia., foi criada em 1919, quando havia pouco mais de 30 livrarias na época. Ele foi aos Correios e conseguiu uma listagem de pequenos negócios espalhados por todo o país. Despachou lotes de livros junto com uma carta. Oferecia o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase "Um país se faz com homens e livros".

• Jeca Tatu apareceu pela primeira vez nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo, em 1918. Depois fez parte do livro Urupês, publicado em 1919. Mas o personagem ganhou fama quando foi citado por Rui Barbosa numa conferência.

• Monteiro Lobato enviou uma carta ao presidente Getúlio Vargas, criticando a política brasileira de petróleo e as torturas do Estado Novo. Foi preso em 20 de março de 1941. Cumpriu três meses dos seis a que fora condenado.

• Dois dias antes de sua morte, em 5 de julho de 1948, Monteiro Lobato declarou numa entrevista: "Meu cavalo está cansado e o cavaleiro tem muita curiosidade em verificar, pessoalmente, se a morte é vírgula ou ponto final".

Nenhum comentário:

Postar um comentário